quarta-feira, 18 de abril de 2012

RODAS QUER ELIMINAR MAIS 61 ESTUDANTES E APROVAR O REGIMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO SEM DISCUSSÃO COM A COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA


Durante o último ano de 2011 uma série de transformações vêm sendo impostas na USP, entre as quais podemos citar o convênio USP-PM, processos contra a diretoria do SINTUSP, a substituição do circular pelo BUSP, a transformação das coordenadorias em superintendências, a “reurbanização” da São Remo, a proposta de alteração do regimento da pós-graduação e agora novos processos administrativos contra estudantes.

A Reitoria, por meio de seus representantes, afirma que existe uma ampla liberdade de discussão e que essas transformações estariam respaldadas por um processo democrático de decisões, mas ao mesmo tempo em que realiza mudanças no ensino sem qualquer discussão, aumenta a repressão na universidade.

Nas últimas duas semanas, cerca de 10 estudantes envolvidos na ocupação da reitoria em 2011, bem como no movimento da Moradia Retomada no CRUSP, receberam processos movidos pela reitoria da universidade que os ameaça de eliminação dos quadros da USP. As intimações estão chegando aos poucos, mas de acordo com a comissão jurídica dos estudantes, no total, pelo menos 61 serão processados: 53 pela ocupação da reitoria e 8 pela Moradia Retomada.

No ano passado, a ocupação da reitoria terminou com 72 estudantes presos. Na ocupação no CRUSP foram 12. Em ambos os casos, foram utilizados um grande contingente policial agindo de forma truculenta dentro da Universidade. No final de 2011, oito estudantes foram processados e, posteriormente, eliminados.

Além disso, o regimento da pós-graduação foi elaborado e encaminhado sem um processo de discussão e deliberação amplos. A proposta do novo regimento foi divulgada no dia 22 de dezembro de 2011 para ser votada já em fevereiro de 2012.

Na proposta apresentada pela reitoria, há uma aceleração da formação de doutores por meio do encurtamento de prazos sem propor melhorias na qualidade do ensino, e abre-se espaço para o setor privado determinar as linhas de pesquisa e ensino.

Os estudantes de pós-graduação solicitam um tempo de discussão de no mínimo seis meses, com a construção de um calendário e espaços de discussão e deliberação definidos conjuntamente com a ampla maioria da comunidade.

Na medida em que as mudanças no regimento atingirão diretamente os estudantes da graduação, uma vez que estes serão os futuros pós-graduandos, convocamos a todos a participarem da próxima Assembleia Geral dos Estudantes da USP que ocorrerá nesta quinta-feira, 19/04, às 18h no vão do prédio dos cursos de História e Geografia da FFLCH para discutirmos todas transformações que estão acontecendo e continuarmos a organização da mobilização.

Também convocamos a todos a participarem de um ato no dia 25/04, às 10h, em frente à Reitoria, horário em que será aprovado o novo regimento da Pós-Graduação.

Calendário

19/04 quinta, às 18h
ASSEMBLEIA GERAL DOS ESTUDANTES DA USP
no vão do prédio da História/Geografia

25/04 quarta, às 10h
ATO CONTRA OS ATAQUES DA REITORIA
em frente à Reitoria

Comando Geral de Mobilização dos Estudantes da USP

Ultima versão do Regimento da Pós-graduaçã
o
http://www.usp.br/prpg/pt/noticias/Proposta_Regimento_Tabela-10_04_12.pdf

Abaixo-assinado da pós
http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=PosUsp 

Abaixo-assinado contra os processos



Nota de repudio aos processos
http://uspemgreve.blogspot.com.br/2012/04/nota-de-repudio-aos-processos-contra.html 

Moção de apoio aos 85 estudantes
http://uspemgreve.blogspot.com.br/2012/04/mocao-de-apoio-aos-85-estudantes.html 

Abaixo-assinado da liberdade de expressão

Nenhum comentário:

Postar um comentário