quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Após denúncias, reitor da Universidade Federal de Rondônia renuncia ao cargo

O reitor da Unir (Universidade Federal de Rondônia), José Januário de Oliveira Amaral, apresentou ao ministro da Educação, Fernando Haddad, em Brasília, a renúncia ao cargo, segundo informações do MEC (Ministério da Educação). O pedido será encaminhado ao Palácio do Planalto e a exoneração deve ser publicada nos próximos dias no Diário Oficial da União.

A decisão fo tomada após uma série de denúncias de malversação e desvio de recursos que envolvem a Fundação Rio Madeira (Riomar), que serve de apoio à Unir. No dia 24 de outubro, a  Sesu (Secretaria de Educação Superior) constituiu uma comissão de auditores, integrada por representantes do próprio MEC e da CGU (Controladoria-Geral da União), para fazer um levantamento da situação e auditar as contas, tanto da Riomar quanto da Unir.

A ocupação da reitoria pelos estudantes da universidade completou 50 dias nesta quarta-feira (23). A principal reivindicação dos manifestantes era a renúncia do reitor. Eles também pedem por melhorias na infraestrutura da universidade. O movimento acompanha uma greve de estudantes e professores, que já dura mais de 70 dias.

De acordo com o MEC, os relatórios da auditoria realizada na universidade serão entregues nos próximos dias, mesmo com a saída do reitor.

Fonte: UOL

2 comentários:

  1. Olá!

    Acho que deveria ser comentado mais sobre o adiamento da feira da USP, que, na minha opinião, foi nada mais do que uma triste retaliação contra os alunos da universidade, que são os mais prejudicados com isso.

    A Editora Boitempo está fazendo uma feira própria devido ao cancelamento da feira da USP, se possível, por favor divulguem isso para os alunos já que o público alvo dessa editora é principalmente universitários.

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Ah, segue link do evento:

    http://bit.ly/tRzCoi

    ResponderExcluir