domingo, 20 de novembro de 2011

AULA DE DEMOCRACIA NA PAULISTA!

Nós, estudantes da USP, fazemos um chamado a todos os estudantes universitários, secundaristas, trabalhadores e a população em geral para integrar nosso próximo grande ato na Avenida Paulista no dia 24/11, quinta-feira às 14h. No encerramento haverá uma AULA DE DEMOCRACIA com intelectuais e apoiadores do nosso movimento estudantil.  Nossa luta é por uma universidade livre e aberta a todos! Ao contrário da universidade fechada e cerceada do reitor João Grandino Rodas e do governador Geraldo Alckmin.

A USP é a maior universidade pública do país, mas das 135.969 pessoas que prestaram a Fuvest em 2010, apenas 10.752 conseguiram uma vaga. No Brasil, dos 23 milhões de jovens entre 18 e 24 anos, somente 14,5% está matriculada em cursos de graduação ou pós (dados da Pnad/2009 do IBGE). O campus universitário está separado da cidade por muros que não existiam antes do início da década de 90. Hoje, as pessoas não podem circular sem apresentar a Carteirinha da USP em dias de semana após às 20h, nos sábados após às 14h e no domingo, o dia inteiro. Também não podem utilizar a infraestrutura do campus como o Centro de Práticas Esportivas e o Restaurante Universitário que são exclusivos para a “Comunidade USP”.

O convênio assinado pelo reitor com a Polícia Militar no dia 8/09, que permitiu a militarização do campus, também isola a USP da sociedade, transformando-a num condomínio fechado para atender somente a interesses privados. Cursos pagos de pós-graduação, de extensão e estruturas curriculares que priorizam o mercado são alguns exemplos do projeto privatista para a educação brasileira, bem como o recente convênio com a PM.

A reintegração de posse da ocupação da reitoria foi feita de maneira violenta por mais de 400 policiais da Tropa de Choque, além de dois helicópteros águia, esquadrão antibombas, cavalaria, canil, Grupo de Ação Tática Especial (GATE) e Grupo de Ações Especiais (GAE), que desalojaram à força, no dia 8/11, os estudantes que ocuparam a reitoria. Isso mostrou o real significado deste convênio. O reitor quer ir até as últimas consequências para acabar com qualquer possibilidade de contestação do seu projeto para a USP.

Exigimos o fim do convênio USP-PM! Somos contra a repressão policial no campus universitário, assim como repudiamos a ação violenta da polícia nas periferias e favelas das cidades brasileiras! Segundo dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública de SP a polícia militar matou 2.045 pessoas no estado em “confronto” - casos registrados como “resistência seguida de morte” - entre 2005 e 2009. Em cinco anos, a PM de São Paulo cometeu 6,3% mais mortes do que toda a polícia dos EUA, segundo reportagem do portal R7 (publicada em 07/06/11).


Defendemos que seja construído um plano alternativo de segurança para a USP com mais iluminação no campus; abertura do campus à população; mais vagas para a guarda universitária, que deve ter treinamento baseado nos direitos humanos e efetivo feminino para a segurança da mulher; mais circulares, com ampliação dos horários de funcionamento à noite e aos finais de semana (os circulares devem chegar até o Metrô Butantã da linha amarela)

Somos contra qualquer tipo de processo administrativo ou judicial contra os estudantes, professores e funcionários que defendem outro projeto de educação para a universidade. Os processos se baseiam no Decreto Nº 52.906 do Regimento Geral da USP, datado de 1972, feito em plena ditadura militar. Exigimos que nenhum dos 73 estudantes presos políticos que ocuparam a reitoria seja punido!

Queremos a renúncia do atual reitor, que não foi eleito sequer pelo órgão dirigente da USP (no qual estudantes e funcionários praticamente não tem voz). Ele era o segundo colocado em uma lista de três nomes, mas mesmo assim foi indicado pelo então governador José Serra para assumir o cargo. Queremos democracia na USP, com a elaboração de um novo estatuto!

Nossas reivindicações representam nossa vontade de mudar a atual universidade e sua relação com a sociedade. Companheiros, divulguem, participem! Tragam faixas e cartazes! 

Ato na Av. Paulista! Dia 24.11, quinta-feira, às 14h na praça Oswaldo Cruz – Av. Paulista 


Comando de Greve dos estudantes da USP

Nenhum comentário:

Postar um comentário