segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Total repúdio à sabotagem criminosa no SINTUSP


Conforme denúncias do próprio Sindicato dos Trabalhadores da USP (Sintusp), e repercussão na mídia nacional, no último dia 12/01, esse sindicato foi alvo de um criminoso atentado. No início do dia os funcionários encontraram um enorme vazamento de gás, provocado intencionalmente, e uma de suas salas, onde se encontram documentos internos, revirada. Como relatado, não havia sinal de arrombamento, nem furto de qualquer objeto de valor, deixando claras as motivações políticas dessa ação, que poderia ter provocado a morte de funcionários, diretores e estudantes que frequentam aquele espaço.

Esse atentado ocorreu logo após a agressão e ameaça armada de um estudantes negro no espaço do DCE por policiais militares, caso que ganhou repercussão nacional e no qual o SINTUSP interveio contra a polícia, e sobre o qual a reitoria, responsável pela presença da PM no campus, violando a autonomia universitária, nunca se pronunciou. Também recentemente a imprensa publicou provas de espionagem e arapongagem contra esse sindicato e os estudantes e professores organizados politicamente, uma prática que era tão comum, na ditadura militar, quanto as retaliações “extra-oficiais” das forças repressivas aos sindicatos e ativistas.

A luta em que seguimos desde os últimos meses do ano passado é justamente contra os processos políticos na USP, muitos deles contra os trabalhadores e seu sindicato, como o que resultou na demissão inconstitucional de Brandão, diretor do SINTUSP, e contra a presença da PM na USP, cujas consequências vemos nesses episódios, bem como pela anulação dos inquéritos contra os 72 estudantes e trabalhadores presos políticos da USP e a recente expulsão de 6 estudantes por lutarem por moradia e permanência estudantil.

Repudiamos duramente essa sabotagem, que poderia ter resultado na morte de dezenas de pessoas. Responsabilizamos a reitoria e o governo, que mantêm a PM na USP, pela integridade física dos diretores e funcionários do SINTUSP, e de todos que mantêm ali uma referência de sua luta.

Comando de Greve dos Estudantes da USP – 23/01

Nenhum comentário:

Postar um comentário