sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

A USP continua militarizada e Reitor invade espaço estudantil

O Reitor da USP e a Policia Militar voltaram a causar confronto com os estudantes. Houve agressão contra estudantes e novas tentativas de prisões políticas na cidade universitária.
Hoje, no período da tarde, o Reitor João Grandino Rodas foi pessoalmente ao espaço estudantil, conhecido como “DCE ocupado”, que a Reitoria da USP pretende controlar e gerir, e foi abordado pacificamente por estudantis que estavam no local (veja link. Rodas existe! http://www.youtube.com/watch?v=1V3iOGgVEwI&context=C3ad13b3ADOEgsToPDskI3Geky0S_tw1ls7A7a4DLU). 


Sendo questionado pelas eliminações de seis estudantes no mês de dezembro, a falta de vagas na moradia e a sua gestão não transparente da Universidade, se esquivou de todas as perguntas.

Logo após de deixar o local, por volta das duas horas da tarde, diversas viaturas da guarda universitária e a base “comunitária” móvel da Policia Militar chegaram ao espaço, impedindo estudantes de entrarem.


 A situação se agravou e duas estudantes, estando uma delas grávida, foram agredidas por membros da Guarda Universitária na presença de policiais militares, que se negaram a registrar o flagrante. (veja link. A PM invade espaço estudantil, vídeo e fotos: http://www.youtube.com/watch?v=6QQCVWMvFwo&context=C343c351ADOEgsToPDskJ757gb2w-xWWJcdGCbApah, https://www.facebook.com/media/set/?set=a.144516172328590.30916.100003106232536&type=1 ).

As ações da PM, expressam que o real motivo da sua presença no Campus não é garantir a segurança de ninguém, mais sim garantir a implementação de todos os projetos de privatização da Universidade, defendendo todas as ações da reitoria da USP.
Na tarde de ontem, a PM esteve no local, a mando da Reitoria, e expulsou jovens que acampavam pacificamente dentro do prédio, quebrou cadeados, portas e objetos. No presente momento a guarda universitária e a polícia permanecem no espaço dos estudantes para impedir qualquer entrada e garantir que o prédio seja lacrado com tapumes e fique sob controle da Reitoria da USP. (Veja link do DCE Ocupado e saiba a historia do espaço: http://dceocupado.blogspot.com/).

No mesmo dia, no período da manhã, diversos estudantes moradores do CRUSP – conjunto residencial da USP – pediram esclarecimentos à universidade acerca de venenos para ratos que foram espalhados pelos corredores da moradia estudantil e já ocasionaram a morte de alguns animais e a intoxicação de uma criança. As denúncias da grave situação podem ser vistas no vídeo Veneno no Crusp http://www.youtube.com/watch?v=GfXa5-M4DGs&context=C35ece48ADOEgsToPDskIz6IUijpgfVt1a_A1sYVA7. Até o momento a administração da universidade não tomou nenhuma providencia.

Esse mês de janeiro está sendo marcado por uma onda de ataques da Reitoria da USP ao movimento estudantil, que de maneira organizada segue na resistência e na luta com uma greve que já dura 60 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário