sexta-feira, 23 de março de 2012

Dia 28 tem votação do novo regimento da pós, Você sabia?. Ato-protesto



ATO-PROTESTO
contra a aprovação do novo regimento de pós-graduação

28/03 [quarta-feira ] concentração às 9:30h em frente a Reitoria

[Quem rege o regimento?]

A assembleia dos estudantes de pós-graduação da USP – Campus Capital convoca a todos os professores e estudantes para um ato-protesto contra a aprovação apressada do novo regimento de pós-graduação.
Os pós-graduandos acreditam que a nova proposta de regimento tende a estimular o rebaixamento qualitativo e a mercantilização das pesquisas e do ensino na USP, na medida em que retira o artigo que garantia a gratuidade de cursos oferecidos pelos programas de pós-graduação e permite que programas possam ser fechados a partir de critérios impostos pelos conselhos centrais ligados à reitoria.

A gestão centralizadora e antidemocrática do reitor João Grandino Rodas quer aprovar um novo regimento para a pós-graduação, divulgado somente em fins de dezembro de 2011.
A proposta do novo regimento traz outras mudanças importantes e polêmicas como a redução de prazos para a realização da pós-graduação e a desvinculação da produção de dissertações e teses do cumprimento de disciplinas.

A pressa em aprovar tal regimento, excluindo a comunidade acadêmica do debate, faz supor que Rodas e a burocracia queiram omitir uma vez mais os reais objetivos dessa reforma: transformar a universidade – e desta vez, o seu coração, a pesquisa de pós-graduação – num balcão de negócios, controlado por índices de produtividade estritamente quantitativos.

Entendemos que a elaboração de uma proposta de alteração regimental, como essa, não pode ser realizada sem a criação de espaços de debate e consulta que possam garantir a ampla participação de estudantes e professores desde grupos de trabalho abertos até as Comissões de Pós-Graduação de cada unidade.

Exigimos um processo de debate amplo e aberto – de pelos menos mais 6 meses – que envolva estudantes e professores antes de qualquer votação!

PDF do convite informativo
https://docs.google.com/open?id=0B5niXUZLLdAuWjNra29fRWhUc3FtdnBvOUdWclBnZw

Blog da Usp em Greve
uspemgreve.blogspot.com



Comunidade Facebook da Usp em greve
https://www.facebook.com/uspgreve 



Evento no Facebook
https://www.facebook.com/events/353173641393078/

Perfil da Pós-graduação
https://www.facebook.com/groups/310456465640058/

Blog Direitas Já:
http://www.diretasjausp.blogspot.com/

FB do GT. da Estatuinte USP
https://www.facebook.com/profile.php?id=100003620610371
https://www.facebook.com/groups/395999327092319/
 

Um comentário: