segunda-feira, 19 de março de 2012

HOJE, 19/03, AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE O NOVO REGIMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO


às 16h com professores e funcionários

às 18h30 com estudantes


LOCAL: Prédio da Administração da Escola Politécnica da USP. Auditório Prof. Francisco Romeu Landi - Edif. Engenheiro Mário Covas Júnior | Av. Prof. Luciano Gualberto, travessa 3 nº 380 - São Paulo.

Confirme sua presença:


            Em novembro de 2011, em plena greve estudantil pela suspensão do convênio USP-PM, renúncia de Rodas, criação de uma estatuinte e fim das perseguições políticas na universidade, os estudantes de pós-graduação foram surpreendidos com a notícia de que o atual Regimento de Pós-Graduação da USP passaria por uma profunda reforma. A notícia surpreendeu, primeiro, porque o “regimento de pós” havia passado por uma mudança há menos de três anos. E segundo, porque as mudanças propostas são de tal magnitude, que uma ampla discussão com todos os segmentos da universidade se mostrava necessária, mas não poderia ser contemplada pelo calendário então proposto, segundo o qual, o novo documento deveria ser aprovado.
             A proposta de mudança está disponível, na íntegra, no seguinte endereço:

            Porém, podemos dizer que as principais mudanças são:

1.      Transferência para os níveis mais básicos da hierarquia – ou seja, as Comissões Coordenadoras de Programas de Pós [CCPs] e Comissões de Pós-graduação [CPGs] – das decisões de caráter mais burocrático e, paralelamente, concentração do poder de avaliação e intervenção na pró-reitoria de pós-graduação e seu Conselho. Na prática, isso significa que a reitoria está ganhando o poder de impor, de cima para baixo, critérios de avaliação da pós-graduação. Em casos extremos, a pró-reitoria – órgão diretamente ligado à reitoria – poderá encerrar ou desativar programas que julgar de “má qualidade”. Atualmente, o funcionamento da pós-graduação é mais descentralizado, com os programas e faculdades concentrando a tarefa de avaliar e determinar as diretrizes da pós-graduação o que significa respeito à diversidade das culturas e tradições de pesquisa da USP. Esse ponto preocupa porque se soma a todo um movimento mais amplo da atual gestão Rodas de concentrar poder nos níveis centrais – reitoria e pró-reitoria – esvaziando (ou usurpando) poder dos órgãos colegiados, dos departamentos, programas e faculdades.
2.      Fortalecimento do mestrado profissionalizante. Todo o documento tem um forte tom profissionalizante. Mais concretamente, há novas disposições específicas sobre mestrado profissional e, além disso, a abertura da possibilidade de que em todos os programas de mestrado e doutorado da USP, os alunos sejam desligados logo após a realização das disciplinas o que significa, na prática, a abertura de pequenos cursos estilo MBAs em toda a universidade. Isso poderá representar a criação de uma espécie de ciclo básico de 12 meses ao final do qual o aluno passará por uma avaliação que decidirá se ele está no mestrado, no doutorado ou se será desligado com o certificado de cumprimento das disciplinas. Ainda não está claro como esse novo formato se articula com os atuais modelos de concessão de bolsa de pesquisa onde não existe essa figura do mestrado ou doutorado de 12 meses.
3.      Antecipação do exame de qualificação. Atualmente, o aluno qualifica em até 60% do prazo. Pela nova proposta, a qualificação deverá acontecer em até 12 meses após o ingresso, ou seja, em geral, antes do início da pesquisa de campo ou mesmo bibliográfica e antes da conclusão das disciplinas. Isso demonstra a compreensão profissionalizante de pós-graduação que está sendo implementada pelo novo regimento.
4.      Diminuição do poder do orientador. Por exemplo, a banca de defesa de mestrado e doutorado não poderá ser indicada ou mesmo sugerida por aluno e orientador. Na defesa, o orientador não terá direito a voto e ainda está ambíguo se ele terá direito a fala.
5.      Burocratização da defesa e redução de prazo pela criação de uma pré-avaliação, realizada por escrito, do texto a ser apresentado na defesa e na qual o aluno poderá ser aprovado e encaminhado para a defesa ou reprovado e desligado do programa. Na prática, isso vai representar uma redução do prazo de mestrado e doutorado, uma vez que o texto final deverá ser entregue 180 dias, ou seja, seis meses antes do prazo atual, e uma burocratização do exame, com o aumento significativo da carga de trabalho em bancas.
6.      Aumento do poder da "comunidade externa" e de "profissionais" da área, permitindo o credenciamento de orientadores não-doutores e a participação de não-doutores em bancas, o que, de novo, demonstra o caráter profissionalizante das mudanças o que poderá representar uma ameaça à autonomia da pesquisa pela destruição dos poucos mecanismos atuais de proteção da comunidade de pesquisa às pressões “externas”.

            Em seu conjunto, a reforma em curso é preocupante, particularmente pelo fato de que as mudanças propostas implicam um novo modelo de pós-graduação, voltado – como explicitado diversas vezes pela pró-reitoria – para a dita “formação de gestores e líderes”. Tal concepção deve ser repudiada, em primeiro lugar, porque a função principal da pós-graduação é formar pesquisadores, professores e profissionais altamente qualificados; e, em segundo lugar, porque uma sociedade democrática precisa menos de gestores, e mais de espaços efetivos de participação e deliberação comuns; menos de líderes de masas e mais de representantes de coletivos. O século XX foi um século de líderes e, consequentemente, de liderados. O século XXI, esperamos, será um século de efetiva participação social e, consequentemente, de sujeitos políticos plenos. A função da graduação e da pós-graduação da USP deve ser, portanto, a de contribuir, por meio da produção de conhecimento de qualidade e do fortalecimento dos valores democráticos, para a construção dessa sociedade.
            Como vemos, a irresponsabilidade e a centralização administrativa que marcam toda a gestão atual da USP assumem caráter ainda mais dramático quando consideramos a mudança que está sendo proposta em uma área crucial da vida universitária: a pós-graduação. Isso deve nos preocupar particularmente porque toda a alteração do funcionamento da pós-graduação de uma universidade implica alteração em uma das engrenagens fundamentais do seu funcionamento: a  formação de pesquisadores e futuros docentes. Nesse sentido, as mudanças que estão sendo aventadas, pela sua magnitude e impacto, deveriam passar por amplo e profundo processo de discussão e estudo, com participação de toda a comunidade universitária tanto no processo de debate quanto de deliberação. Infelizmente, não é esta a visão da reitoria e pró-reitoria da USP, que apresentaram um calendário de aprovação de tal reforma que inviabiliza completamente qualquer discussão aprofundada.
            Pelo apresentado em reunião do Conselho de Pós-Graduação de 14 de dezembro de 2011, a  aprovação final no conselho está prevista para 28 de março de 2012, tendo havido apenas uma única reunião do Conselho de Pós-graduação, em 29 de fevereiro de 2012, para discutir a proposta a ser aprovada. Para o movimento estudantil de pós-graduação, essa dinâmica de aprovação de mudanças é incompatível com a universidade, instituição profundamente plural e complexa, cujo governo deve primar pelo diálogo, contraposição de opiniões e responsabilidade das deliberações. Não por acaso, a assembleia dos estudantes de pós-graduação soltou uma nota exigindo maior espaço de discussão. A nota foi lida no Conselho de pós e o resultado foi a aprovação de um calendário de audiências públicas com o atual pró-reitor de pós-graduação,  Vahan Agopyan.

No campus Butantã, a audiência está marcada para hoje, dia 19 de março de 2012, segunda-feira, às 18h30 no Prédio da Administração da Escola Politécnica da USP. Auditório Prof. Francisco Romeu Landi - Edif. Engenheiro Mário Covas Júnior | Av. Prof. Luciano Gualberto, travessa 3 nº 380 - São Paulo – SP. A audiência está aberta à participação de toda a comunidade USP.
  
Confira: Nota da Assembleia dos Estudantes de pós-graduação da USP de 06 de dezembro de 2011.


A assembleia geral dos pós-graduandos da USP-Capital vem por meio desta nota repudiar a forma apressada e, no nosso entender, irresponsável pela qual a Pró-reitoria de Pós-graduação está conduzindo a reforma do Regimento de Pós-graduação. Essa reforma, pela sua importância, deve ser debatida e deliberada por toda a comunidade universitária, o que, pelo calendário proposto pela atual pró-reitoria é absolutamente impossível. Nesse sentido, a assembleia geral dos pós-graduandos da USP capital, reunida no dia 06 de dezembro de 2011, solicita que a aprovação do referido regimento esteja subordinada à realização de uma audiência pública com o pró-reitor de pós-graduação, Prof. Dr. Vahan Agopyan e à sua apreciação por uma assembleia geral dos pós-graduandos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário