domingo, 11 de março de 2012

Nota de Centro de Pesquisas da Unicamp em repúdio às suspensões


À COMUNIDADE ACADÊMICA E CIENTÍFICA
 
Na esteira das políticas acusatórias, criminalizadoras e repressivas que vêm sendo adotadas no Brasil, e particularmente no Estado de São Paulo, o reitor da Unicamp, em despacho de 1o. de fevereiro último, lavrou  a punição a cinco alunos responsabilizados pela ocupação da moradia da UNICAMP em 2011: a pena é de seis meses de suspensão. Alguns desses alunos poderão perder seus mestrados e doutorados, em fase de finalização, além de perderem todas as suas bolsas.
 
É preciso articular uma grande manifestação de repúdio às reiteradas ações punitivas desencadeadas contra os movimentos sociais de nosso país, nesse caso materializada pela desmedida repressão e, depois, punição aos estudantes do movimento estudantil da Unicamp que, em sua tática de luta, usou o mecanismo de ocupação da administração da Moradia Estudantil (MORAS), visando a abertura da negociação com a administração universitária, tendo vários pontos de pauta, mas principalmente o cumprimento de compromissos anteriormente assumidos pela reitoria da Unicamp. 
 
É preciso uma forte mobilização de todos os setores democráticos da Universidade, visando a suspensão desse ato punitivo.

Direção do Grupo de estudos e pesquisas HISTÓRIA, SOCIEDADE E EDCAÇÃO NO BRASIL, Faculdade de Educação, Unicamp.
Campinas, 26 de fevereiro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário