sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

MOÇÃO DE APOIO AOS ESTUDANTES DA USP II Jornadas Althusser, Buenos Aires, Argentina.

MOÇÃO DE APOIO AOS ESTUDANTES DA USP
II Jornadas Althusser, Buenos Aires, Argentina.

O controle ideológico das Universidades e dos intelectuais é o sonho mais antigo das classes dominantes. 
Tal sonho sempre acaba malogrado e vencido pela potência que é a Universidade Pública na produção do saber universal e do conhecimento humano, que tem recusado tal violência com êxito e obstinação.
Entretanto isto é um fantasma permanentemente ameaçando a livre produção do pensamento humano e, de quando em vez, nos vemos novamente enfrentando tal aparato.
Nada mais próprio a estas II Jornadas Althusser, onde diversos pensadores, de diversas partes do mundo, discutem justamente o controle ideológico e seu poder material sobre os corpos e pensamentos, do que manifestarmos nosso apoio aos 73 estudantes da USP, que tiveram recentemente seus mais básicos direitos negados e sua liberdade de pensamento ameaçada: presos políticos de uma nova era onde o próprio cidadão comum é visto como uma ameaça ao Estado de exceção e arbitrariedade que nos cerca.
Sabendo que a ameaça sobre um homem ou mulher, sobre uma única cabeça, acaba pesando sobre toda a humanidade, resultando em sofrimento e injustiça, solicitamos ao Ministério Público de São Paulo – sem dúvida um dos últimos baluartes na defesa da democracia e estado de direitos – que apure devidamente os fatos e as denúncias de violação de direitos humanos.
Também manifestamos nossa solidariedade ao professor Vladimir Safatle, bem como aos demais abnegados professores que, desde o primeiro momento, não vacilaram em levantar-se em defesa de seus alunos, colocando em risco sua própria carreira acadêmica, quando não sua segurança pessoal.

II Jornadas Althusser
Biblioteca Nacional,
Buenos Aires, Argentina
Dez 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário